quinta-feira, 8 de abril de 2010

E se...

Eu puder escolher entre trabalhar entre (ou com, no meu caso) os mais graúdos ou os mais miúdos? Imediatamente respondo, com os Mais Pequenos, sem sombra de dúvida. Por vezes, sou apanhada a pensar no porquê de tamanha certeza. Sim, mas porque raio hei-de eu querer ensinar crianças ou jovenzinhos? Não dizem que os miúdos estão cada vez pior e que já não são como antigamente e esse blá, blá, blá todo? E que hoje em dia perdem-se os valores, o respeito? E que "o Diabo não quis nada até com as crianças"? Pois, eu sei disso tudo mas o que é certo é que é nelas que eu encontro o dia de amanhã, o Futuro (por vezes nem sempre muito promissor). São elas que me fazem agradecer o facto de ter escolhido o ensino como área profissional. Gosto quando me vêm como um exemplo, gosto dos abraços apertados, gosto dos beijinhos besuntados, gosto das suas mãos pequeninas entre as minhas, gosto de ver a roupa que vestem, gosto de ouvir os elogios francos à minha roupa, gosto de ouvir "Hoje a professora vem muito bonita", gosto de ficar sem jeito perante o carinho, gosto dos olhinhos a brilhar, gosto de receber pequenos e curiosos presentes, gosto até das birras e pequenas "chantagens", gosto de ver o sorriso depois de "Está bem, podem sair mais cedo", gosto de explicar até entenderem, gosto de rir com eles, gosto de me sentar junto deles, gosto de ficar do seu tamanho, gosto de os defender, gosto até de os repreender porque sei que vale a pena, gosto do barulho do arrastar de cadeiras antes de saírem, gosto de ouvir as suas vozes no intervalo, gosto até de perder a paciência e recuperá-la um sorriso depois, gosto de sorrir (só para mim) perante as asneiras, gosto de me confundir com eles, gosto da espontaneidade natural, da sinceridade nem sempre apreciada, gosto do entusiasmo genuíno. Em cada criança, em cada jovem, vejo uma promessa de um Futuro melhor e é uma dádiva poder fazer parte e contribuir para esse Futuro. É como ter um dedinho meu na Pessoa que mais tarde será.
No fundo, ou não tão fundo assim, sou como eles. Por isso, sinto-me bem assim e no meio deles. Afinal, acho que sei bem porquê, hã?

1 comentário:

  1. estou de pleno acordo com o k referiste,sei como es, a tua maneira de ser e tudo mais... esta estampado neste teu post a pessoa sincera e verdadeira k ès..quando me contas esses comentarios dos teus alunos eu parto-me toda...``È uma moca de tanto riirr.
    eles sao apenas crianças com um sentido de humor Ùnico e genuino e tu..nada ficas atras deles..gostas de tudo o k È pekinino...e de te rires a brava sem prestares atençao se estas no teu papel ou se por vezes passas para o lado deles..pq o teu caracter è acessivel a todo o tipo de brincadeiras...coisa k nao funciona cmg pq na tenho paciencia nem coisa semelhante...defenitivamente k te admiro pela pessoa k es...obg por tudo

    ResponderEliminar